quarta-feira, 3 de abril de 2013

RECICLAR - Você sabe o que?

Calcula-se que uma pessoa produza, em média, 1,5 kg de resíduos por dia. O Brasil recicla 45% de vidro, 95,7% do alumínio, 16,5 % do plástico, 44% do papel e 25% da embalagem tipo longa vida.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos afirma que 1% dos produtos consumidos pelos americanos continua existindo somente seis meses após a compra, ou seja, vivemos numa sociedade onde tudo é descartável e precisamos transformá-la em uma sociedade durável.
O ecodesign tem como um de seus princípios, criar produtos de vida longa, que preze a possibilidade de desmonta-los para troca e manutenção, evitando assim o descarte total. O grande problema que nos cerca é que a indústria do comércio aguça o consumidor para a compra de um novo visual ou um novo produto, e assim supostamente joga fora o que ficou inadequado, mesmo que ainda funcione.
Um grande exemplo são os celulares. Uma atitude que ajudaria e muito o planeta, seria resistir à moda e não trocar o celular em menos de 2 anos de uso.
Mas as grandes perguntas são: como tratar os recicláveis, onde descarta-los e como reduzi-los?
Começando pela primeira pergunta separar os itens recicláveis é mais fácil do que parece. Não é necessário separar vidro, do papel, do metal e do plástico, podemos deixar esta separação por conta das cooperativas, o que facilita e muito o dia a dia. Caso você já tenha lixeiras adequadas e já tem o habito da separação, mantenha-o do contrário não é necessário fazer a separação.
Outra dúvida muito comum na separação dos itens é a necessidade de lava-los. No processo de reciclagem não é necessário lavar nada antes, porém como normalmente demoramos alguns dias para juntar itens recicláveis, é higiênico e recomendável retirar o excesso de resíduos do recipiente, como leite e derivados, açúcar ou doces pois estes podem atrair ratos e baratas. Por isso a sugestão é passar papel para tirar o excesso do alimento e deixar o recipiente dentro da pia enquanto lava a louça para que a água da lavagem possa ser reaproveitada para a “lavagem” do recipiente. Na maioria dos textos sobre o assunto não é recomentado o desperdício de água para limpar embalagens recicláveis.
Mas como saber o que é reciclável ou não, vamos a alguns exemplos:
VIDRO (verde) – Existem 3 categorias de vidro: transparente, âmbar e verde. No processo de reciclagem estas categorias são recicladas em separado, ou seja, não é recomendado quebrar as garrafas para unir os cacos de diferentes categorias.
Caso o vidro esteja quebrado não devemos joga-lo diretamente no lixo sem antes enrola-lo em jornal ou papelão para evitar acidentes.
Recicláveis - copos, garrafas, frascos em geral, potes alimentícios
Não recicláveis (lixo comum) – Box de banheiro, cerâmicas, cristais, espelhos, lâmpadas fluorescentes e incandescentes, lentes de óculos, louças refratárias, porcelanas, vidros de janela.
PAPEL (azul) –
Recicláveis – caixas de papelão, cartazes, encartes de propaganda, cartolinas, embalagens longa vida (ou tetra Pak que embalam leites e derivados, sucos de fruta, chás, cremes e molhos), envelopes, jornais, papeis de escritório.
Livros e revistas – também são itens de reciclagem, porém antes de dispensá-los procure doá-los à bibliotecas, escolar ou sebos.
Não recicláveis (lixo comum) – caixas de pizza com resíduos, celofane, extrato de banco, etiquetas adesivas, fotografias, guardanapo sujos, notas fiscais, papel carbono, papel de fax, papel higiênico, papeis plastificados, papel vegetal
METAL (amarelo) –
Recicláveis – Folha de flandres (é o aço revestido de estanho das latas de óleo, sardinha, creme de leite, etc), latas de aerossol (vazias), latas de bebidas , papel alumínio limpo, tampas de garrafas, cartelas vazias de remédio, embalagem de comida congelada, tampas de iogurte.
Não recicláveis (lixo comum) – clipes, esponjas de aço, grampos, tachinhas.
CURIOSIDADE: Você sabia que a latinha demora, em média, 28 dias para retornar às prateleiras.
PLÁSTICO (vermelho) –
Recicláveis – Canos, copos e pratos descartáveis, embalagens, frascos de produto de limpeza e higiene pessoal, garrafas PET, potes, sacos, sacolas, tubos.
Remover rótulos e tampas é desejável, mas não é obrigatório, pois as cooperativas assumem esse serviço.
Não recicláveis (lixo comum) – cabos de panela, embalagens metalizadas de alimentos (como as de salgadinho), espuma sintética, fraldas descartáveis.
CURIOSIDADE: As garrafas PET, viram vassouras, camisetas, cordas e recheio de almofadas.
MAS ONDE DESCARTA-LOS?
VIDRO, PAPEL, METAL e PLÁSTICO – Há postos de recolhimento em supermercados, escolas e no Corpo de Bombeiro e as Prefeituras indicam o local mais próximo.
COMO REDUZI-LOS?


Somente com conscientização podemos fazer a diferença, veja a lista abaixo desenvolvida pelo Instituto Akatu (que promove o consumo consciente) para reduzir a produção do lixo.
a)   Não compre nada por impulso para não desperdiçar;
b)   Pense antes de imprimir e aproveite os dois lados do papel sulfite;
c)   Tenha sempre na bolsa uma sacola reutilizável para carregar pequenas compras e reduza, assim, o uso de sacolas plásticas;
d)   Se sua família é grande, opte por embalagens maiores de alimentos;
e)   Prefira sempre as embalagens retornáveis, como as garrafas de refrigerante de vidro, e os produtos de refil;
f)    Nas compras, prefira produtos a granel e evite bens superembalados, como biscoitos que vem em saquinhos pequenos dentro de outro saco plástico maior.
g)   Leve para o trabalho uma caneca para tomar água ou café e esqueça os copos plásticos.






Recomendação para leitura
O site abaixo dá uma lista de produtos recicláveis, basta você escolher o item que quer reciclar, por exemplo eletrodoméstico, depois digita seu endereço e o site, mostra um mapa do Google com a localização da sua casa e um local de descarte mais próximo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário